top of page


Confira os palestrantes do EncontroNacional de Gestores Municipais

Pedro Iacovino
Diretor Presidente na ABCIP - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública.
Engenheiro eletricista, com especialização em Administração de Empresas. Possui extensa carreira como executivo em empresas de energia elétrica com larga experiência nas áreas de Controladoria, Eletrificação Rural, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Atualmente dirige a primeira concessão de iluminação pública do Estado de São Paulo e é diretor presidente da ABCIP.
Engenheiro eletricista, com especialização em Administração de Empresas. Possui extensa carreira como executivo em empresas de energia elétrica com larga experiência nas áreas de Controladoria, Eletrificação Rural, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Atualmente dirige a primeira concessão de iluminação pública do Estado de São Paulo e é diretor presidente da ABCIP.

Edison Garcia
CEO da Companhia Energética de Brasília (CEB IPes).
Advogado, ex-procurador federal da AGU e ex-presidente do INSS. Desde 2019, é CEO da Companhia Energética de Brasília (CEB IP). Atua também como conselheiro em distribuidoras do Grupo Neoenergia e já integrou o Conselho de Administração da Petrobras. É responsável por projetos de modernização da iluminação pública e expansão de energia solar no DF.
Advogado, ex-procurador federal da AGU e ex-presidente do INSS. Desde 2019, é CEO da Companhia Energética de Brasília (CEB IP). Atua também como conselheiro em distribuidoras do Grupo Neoenergia e já integrou o Conselho de Administração da Petrobras. É responsável por projetos de modernização da iluminação pública e expansão de energia solar no DF.

Vanessa Rosa
Diretora jurídica da ABCIP e sócia do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados.
Com 25 anos de experiência em estruturação e modelagem, licitações, contratos públicos e concessões e PPPs em diversos setores da infraestrutura, Vanessa é formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP, com Certified PPP Professional pela APMG International, do Banco Mundial, e com MBA em Concessões e PPPs pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP/London School of Economics – LSE.
Com 25 anos de experiência em estruturação e modelagem, licitações, contratos públicos e concessões e PPPs em diversos setores da infraestrutura, Vanessa é formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP, com Certified PPP Professional pela APMG International, do Banco Mundial, e com MBA em Concessões e PPPs pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP/London School of Economics – LSE.

Carlos Roberto Queiroz Tomé Junior
Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Ministério das Cidades.
Paulista, Advogado Corporativo, especialista em Direito Processual Civil, Pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Pública e com certificado em Licitações e Contratos Administrativos, Mestrando em Políticas Públicas e Gestão Governamental, cursou Innovation, Leadership, Conformité et ESG Dans le Contexte International da Universidade de Paris - SORBONNE.
Em 2020 atuou como Secretário Municipal de Habitação da cidade de São Paulo/SP, desempenhou atividades voltadas à habitação, regularização fundiária e participou de programas de interesse social. Acompanhou e direcionou o Programa de Urbanização das Favelas e o Programa “Pode Entrar”, que tem como objetivo minimizar o déficit habitacional para famílias de baixa renda.
Desde 2023, está como Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades do Governo Federal do Brasil.
Paulista, Advogado Corporativo, especialista em Direito Processual Civil, Pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Pública e com certificado em Licitações e Contratos Administrativos, Mestrando em Políticas Públicas e Gestão Governamental, cursou Innovation, Leadership, Conformité et ESG Dans le Contexte International da Universidade de Paris - SORBONNE.
Em 2020 atuou como Secretário Municipal de Habitação da cidade de São Paulo/SP, desempenhou atividades voltadas à habitação, regularização fundiária e participou de programas de interesse social. Acompanhou e direcionou o Programa de Urbanização das Favelas e o Programa “Pode Entrar”, que tem como objetivo minimizar o déficit habitacional para famílias de baixa renda.
Desde 2023, está como Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades do Governo Federal do Brasil.

Leonardo Luiz dos Santos
Fundador e Diretor-Presidente do IPGC.
Especialista em Planejamento e Gestão Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora - UFJF (2008) e mestre em promoção da saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atuou como consultor de serviços e programas de saúde pública, professor universitário na Faculdade Pitágoras e PUC Minas, como também pesquisador e professor na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ.
Fundou o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC em 2013, e atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente, desenvolvendo projetos como foco em Gestão Pública, infraestrutura urbana e desenvolvimento sustentável.
Especialista em Planejamento e Gestão Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora - UFJF (2008) e mestre em promoção da saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Atuou como consultor de serviços e programas de saúde pública, professor universitário na Faculdade Pitágoras e PUC Minas, como também pesquisador e professor na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ.
Fundou o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC em 2013, e atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente, desenvolvendo projetos como foco em Gestão Pública, infraestrutura urbana e desenvolvimento sustentável.

Alexandre Reis
Gerente do Procel/ENBPar.
Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal Fluminense, com experiência de 26 anos na área de eficiência energética, com especialização em iluminação eficiente, políticas públicas, gestão de pessoas e iluminação pública.
Em Prédios Públicos, realizou mais de 200 diagnósticos energéticos em edificações, escolas e hospitais, com destaque para o sistema de iluminação do Prédio Sede em Brasília do MME onde idealizou e coordenou a implementação da automação do sistema de iluminação, compatibilizando a luminosidade de cada ambiente com a luz natural.
Atuou forte na área de treinamento, proferindo palestras e aplicando cursos em todo o território nacional, divulgando o PROCEL, com público-alvo de Professores, Empresários, Poder Público, Congressistas e Estudantes. Proferiu diversas entrevistas em rádio e TV. Apresentou artigos e palestras nos principais fóruns de energia do Brasil.
Há 3 anos atua como gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel, na ENBPar
Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal Fluminense, com experiência de 26 anos na área de eficiência energética, com especialização em iluminação eficiente, políticas públicas, gestão de pessoas e iluminação pública.
Em Prédios Públicos, realizou mais de 200 diagnósticos energéticos em edificações, escolas e hospitais, com destaque para o sistema de iluminação do Prédio Sede em Brasília do MME onde idealizou e coordenou a implementação da automação do sistema de iluminação, compatibilizando a luminosidade de cada ambiente com a luz natural.
Atuou forte na área de treinamento, proferindo palestras e aplicando cursos em todo o território nacional, divulgando o PROCEL, com público-alvo de Professores, Empresários, Poder Público, Congressistas e Estudantes. Proferiu diversas entrevistas em rádio e TV. Apresentou artigos e palestras nos principais fóruns de energia do Brasil.
Há 3 anos atua como gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel, na ENBPar

André Arantes Luciano
Assessor técnico da Secretaria Adjunta de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República.
Pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
(2007), formação em Planejamento e Orçamento Público - ENAP (2004), graduado em
Engenharia Agrícola (1993) pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Servidor Público
Federal integrante da carreira de Planejamento e Orçamento com mais de 30 anos de
experiência profissional. Atualmente é assessor técnico da Secretaria Adjunta de Infraestrutura
Social e Urbana da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da
Presidência da República. Atuou com projetos de infraestrutura tanto no setor privado como em
áreas de governo, com passagens pelos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e
Gestão, da Economia e da Casa Civil, bem como nos Conselhos de Administração de Empresas
do Grupo Eletrobras. Atualmente acompanha o desenvolvimento de projetos de concessão e
parcerias dos entes federativos, apoiando a SEPPI e o Fundo de Estruturação de Projetos de
Concessões e Parcerias (FEP CAIXA) nas áreas de iluminação pública, eficientização
energética, cidades inteligentes e geração distribuída.
Pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
(2007), formação em Planejamento e Orçamento Público - ENAP (2004), graduado em
Engenharia Agrícola (1993) pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Servidor Público
Federal integrante da carreira de Planejamento e Orçamento com mais de 30 anos de
experiência profissional. Atualmente é assessor técnico da Secretaria Adjunta de Infraestrutura
Social e Urbana da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da
Presidência da República. Atuou com projetos de infraestrutura tanto no setor privado como em
áreas de governo, com passagens pelos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e
Gestão, da Economia e da Casa Civil, bem como nos Conselhos de Administração de Empresas
do Grupo Eletrobras. Atualmente acompanha o desenvolvimento de projetos de concessão e
parcerias dos entes federativos, apoiando a SEPPI e o Fundo de Estruturação de Projetos de
Concessões e Parcerias (FEP CAIXA) nas áreas de iluminação pública, eficientização
energética, cidades inteligentes e geração distribuída.

Hector Antonio Felix - Smart CPGI
Superintendente de Operações.
Com uma carreira consolidada com mais de 23 anos de experiência em gestão de contratos públicos e privados, com forte atuação em projetos de grande impacto nos setores de infraestrutura e tecnologia.
Ao longo da trajetória, vem liderando operações implantações, integração de soluções em áreas estratégicas como:
•Iluminação pública
•Concessões de rodovias
•Mobilidade urbana
•Controle de tráfego
•Segurança pública
•Conectividade
•Ecossistemas de IoT voltados à construção de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis
Especialista em Administração e análise de dados (big data), o que permite apoiar decisões com mais precisão e inteligência. Possui profundo conhecimento nos processos de licitação pública e privada voltados à contratação de soluções tecnológicas.
Gerenciou projetos de grande relevância em diversos estados brasileiros, especialmente na prestação de serviços de mobilidade Urbana, sempre em parceria com entidades públicas e privadas. O foco é entregar soluções que transformam a experiência urbana e promovem inovação com responsabilidade.
Com uma carreira consolidada com mais de 23 anos de experiência em gestão de contratos públicos e privados, com forte atuação em projetos de grande impacto nos setores de infraestrutura e tecnologia.
Ao longo da trajetória, vem liderando operações implantações, integração de soluções em áreas estratégicas como:
•Iluminação pública
•Concessões de rodovias
•Mobilidade urbana
•Controle de tráfego
•Segurança pública
•Conectividade
•Ecossistemas de IoT voltados à construção de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis
Especialista em Administração e análise de dados (big data), o que permite apoiar decisões com mais precisão e inteligência. Possui profundo conhecimento nos processos de licitação pública e privada voltados à contratação de soluções tecnológicas.
Gerenciou projetos de grande relevância em diversos estados brasileiros, especialmente na prestação de serviços de mobilidade Urbana, sempre em parceria com entidades públicas e privadas. O foco é entregar soluções que transformam a experiência urbana e promovem inovação com responsabilidade.

Alfredo Gioielli
Advogado e palestrante, especialista no segmento de iluminação pública. Atua desde 1995 para o setorial. Autor de diversos pareceres publicados em revistas jurídicas e do segmento de iluminação pública voltado para área de licitações. É o atual Coordenador do Programa IP LEGAL criado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), lançando o Manual de Defesa dos Município da Iluminação Pública – Aquisição de Luminárias Led. Participou de 273 Congressos e seminários a saber: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE.SP) com a Palestra “O Plano de Transição de domínio da Gestão da Iluminação Pública e os Impactos Econômicos’, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE.MG) com o tema: “Fraudes em Licitações envolvendo Iluminação Pública” e Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE.SE) com a palestra intitulada: “Iluminação das Cidades – Mitigação de risco de dano nas contratações – Modelagens e novas tecnologias; – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) Iluminação das Cidades - Dificuldades enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras de Energia e Novas Tecnologias e OAB/SP - SEMINÁRIO ILUMINAÇÃO DAS CIDADES – Dificuldades Enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras.

Eduardo Correa Tavares
Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros no Ministério do Desenvolvimento Regional.
Servidor público desde 2003, com uma diversificada carreira na administração pública. Possui experiência em planejamento e gestão, controle externo e fiscalização tributária, além de atuar em áreas como federalismo fiscal, concessões, PPPs e cooperações. Sua formação acadêmica inclui graduação e especialização em Direito, Gestão Pública, e mestrados em Administração Tributária pelo IEF e em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE.
Ao longo de sua trajetória profissional nos 3 níveis federativos, participou de inovações como o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, e ocupou cargos de Secretário de Planejamento (2018-2022) e Secretário da Fazenda do Estado do Amapá (2022), e, desde janeiro de 2023, o cargo de Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros no Ministério do Desenvolvimento Regional.
Servidor público desde 2003, com uma diversificada carreira na administração pública. Possui experiência em planejamento e gestão, controle externo e fiscalização tributária, além de atuar em áreas como federalismo fiscal, concessões, PPPs e cooperações. Sua formação acadêmica inclui graduação e especialização em Direito, Gestão Pública, e mestrados em Administração Tributária pelo IEF e em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE.
Ao longo de sua trajetória profissional nos 3 níveis federativos, participou de inovações como o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, e ocupou cargos de Secretário de Planejamento (2018-2022) e Secretário da Fazenda do Estado do Amapá (2022), e, desde janeiro de 2023, o cargo de Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Marcelo Menegatto
CEO da BHIP – Concessionária de Iluminação Pública de Belo Horizonte
MBA em Administração Estratégica de Sistemas da Informação pela FGV, graduado em Engenharia Elétrica pela FEI. Sólida experiência no mercado de tecnologia, tendo atuado em multinacionais e operadoras de telecomunicações na gestão de equipes técnicas e no desenvolvimento e implantação de projetos complexos. Atuou como consultor de tecnologia para os Governos do Estado de São Paulo e Minas Gerais na modelagem e contratação de projetos de redes multisserviço. Pelas Nações Unidas, foi responsável pela infraestrutura tecnológica que deu suporte à realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA, em Brasília.
MBA em Administração Estratégica de Sistemas da Informação pela FGV, graduado em Engenharia Elétrica pela FEI. Sólida experiência no mercado de tecnologia, tendo atuado em multinacionais e operadoras de telecomunicações na gestão de equipes técnicas e no desenvolvimento e implantação de projetos complexos. Atuou como consultor de tecnologia para os Governos do Estado de São Paulo e Minas Gerais na modelagem e contratação de projetos de redes multisserviço. Pelas Nações Unidas, foi responsável pela infraestrutura tecnológica que deu suporte à realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA, em Brasília.

Vagner de Carvalho Costa
Coordenador-Geral de Modernização Urbana - SNDUM - Ministério das Cidades.
Formado em Engenharia Elétrica, com MBA em Geração de Energia, o Sr. Vagner de Carvalho Costa atuou por 7 anos na iniciativa privada em empresas como a Embratel e a Varig até entrar no serviço público, em 2006.
Desde então, tem trabalhado com a avaliação técnica de projetos para promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável no Ministério das Comunicações, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e atualmente no Ministério das Cidades, onde ocupa a função de titular da Coordenação-Geral de Modernização Urbana, que tem como principais atividades o apoio à eficientização dos parques de iluminação pública e o estabelecimento de diretrizes relacionadas à transformação digital urbana para apoio aos entes federativos.
Entende que o Brasil está vivendo um momento histórico para a promoção de cidades mais inteligentes, centradas nas pessoas.
Formado em Engenharia Elétrica, com MBA em Geração de Energia, o Sr. Vagner de Carvalho Costa atuou por 7 anos na iniciativa privada em empresas como a Embratel e a Varig até entrar no serviço público, em 2006.
Desde então, tem trabalhado com a avaliação técnica de projetos para promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável no Ministério das Comunicações, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e atualmente no Ministério das Cidades, onde ocupa a função de titular da Coordenação-Geral de Modernização Urbana, que tem como principais atividades o apoio à eficientização dos parques de iluminação pública e o estabelecimento de diretrizes relacionadas à transformação digital urbana para apoio aos entes federativos.
Entende que o Brasil está vivendo um momento histórico para a promoção de cidades mais inteligentes, centradas nas pessoas.

Marcio Pinto
Coordenador Comercial no Grupo Zopone, responsável pelo segmento de PPP em IP, através da marca Luz do Brasil, operando 6 concessões, atendendo 21 municípios paulistas.
Engenheiro Eletricista, com pós graduação em Gerência de Projetos (PMP).
Advogado, com especialização em Licitações e Contratos Públicos.
Engenheiro Eletricista, com pós graduação em Gerência de Projetos (PMP).
Advogado, com especialização em Licitações e Contratos Públicos.

Beatriz Souza
Pesquisadora de dados no Núcleo de Dados da FNP, atuando no suporte técnico ao Fórum de PPPs e Concessões e na análise de dados municipais.
bottom of page
